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Como promover um restaurante: 20 Ideias de marketing para restaurantes

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Como proprietário de uma empresa independente ou de uma pequena rede, deve saber como alavancar a plataforma online para tornar a sua empresa visibilidade e destaque.

É crucial ter uma estratégia de marketing de rede social eficiente para colocar a sua empresa na frente dos clientes que almeja. Além da rede social, deve aproveitar outras estratégias que podem ajudar o seu restaurante, como SEO, experiência omni-channel e muito mais.

Questione cada etapa da jornada do cliente. Como os novos clientes podem encontrar o seu restaurante online? O seu site está otimizado e oferece uma ótima experiência ao utilizador? Como faz com que os clientes leais voltem para mais?

Continue a ler para descobrir quais são as melhores ideias de marketing de restaurante certas que pode usar agora.

Tendências e ideias de marketing para restaurantes voltadas para o crescimento

Aqui estão 10 ideias de marketing de restaurante que pode usar em 2021:

1. Fotos profissionais de alimentos

Foto de Eaters Collective

O Instagram mudou as expectativas do utilizador e a fotografia de comida é um exemplo. Se você olhar algumas imagens populares de comida no Instagram, é fácil perceber que há um padrão.

Contrate um fotógrafo profissional ou otimize as suas fotos para atender aos padrões da indústria.

Pode investir em equipamentos profissionais e ferramentas de software que podem ajudar as suas fotos a se destacar e atrair os seus clientes. Por exemplo, pode incluir no seu site ou contas de rede social as bebidas exclusivas do seu restaurante.

2. Otimização NET

Foto de Christian Wiediger

O que é NET e, porque ele é importante? NET é uma sigla que significa Nome, Endereço e Número de Telefone.

Existem diferentes estratégias de marketing que pode implementar para aumentar a sua visibilidade e conquistar novos clientes. Além do anúncio pago, é crucial ter uma boa classificação nos resultados da pesquisa orgânica local.

Vamos imaginar que um cliente encontre o seu site, mas não consiga ver onde está ou como entrar em contacto com você.

Uma sugestão é incluir informações vitais, como nome da empresa e número de telefone, no topo do seu site. Quando se trata do Google, ter essas informações no seu site ajuda o seu site a aparecer para pesquisas com segmentação geográfica.

Por exemplo, vamos supor que um cliente acesse um mecanismo de pesquisa como o Google e digite ‘Encontre restaurantes locais perto de mim’. O seu site aparecerá nessa pesquisa? Se você listar as mesmas informações em todas as suas plataformas e o seu site, as suas hipóteses de ser listado nos resultados do Google aumentam drasticamente.

Recomendamos certificar-se de que o seu NET seja consistente e correto em toda a web, pois isso tem um impacto direto na sua classificação de SEO.

3. Engajamento nas redes sociais

Foto de camilo jimenez

A menos que esteja a morar numa gruta, já ouviu falar sobre várias técnicas para envolver e cativar o seu público através de canais de rede social.

Existem mais de 200 milhões de publicações marcadas como comida e cerca de 23 milhões de hashtags para bebidas e fotos de comida no Instagram.

Ao planear e pesquisar maneiras de intensificar o seu jogo de marketing de restaurante, as redes sociais não devem ser ignoradas. Conforme as tendências, pelo menos 88% dos utilizadores que navegam online são influenciados por avaliações e comentários.

Não importa a plataforma que você escolher para enviar a sua mensagem, Twitter, Facebook ou TikTok, uma métrica que deve acompanhar é o engajamento. Existem muitas ferramentas por aí que ajudam os restaurantes a postar no Facebook e monitorizar as discussões.

Pense no engajamento nas redes sociais como um relacionamento de longa data. Qualquer indivíduo, um restaurante ou uma pessoa casual pode abrir uma conta no Instagram, ou Twitter. A chave está em como eles gerem as suas redes sociais. Se um cliente se engaja com a sua empresa nas redes sociais, ele conta com a sua marca para satisfazer as suas necessidades. Para aumentar o engajamento, as suas publicações devem ser relevantes e personalizadas. Um truque é usar a publicidade com base na localização e atrair clientes locais.

O marketing de redes sociais pode aumentar a sua receita e construir a sua marca. Existem inúmeras outras estratégias que pode adotar para ter sucesso nas redes sociais, além de focar no engajamento.

4. Recompensas de fidelidade

Se feito da maneira certa, os programas de fidelidade de restaurantes podem impulsionar as vendas repetidas. Muitos clientes concentram-se em ganhar pontos e receber refeições gratuitas. Existem muitas grandes cadeias de alimentos que usam esse sistema, como Starbucks, Telepizza ou Mcdonalds, que atraíram milhões de clientes graças aos seus programas de fidelidade.

O que torna um programa de fidelidade um sucesso? Há uma infinidade de fatores, como a facilidade de uso, a opção digital, a inclusão e a promoção em todos os canais disponíveis, como Instagram ou dentro da sua rede de referência?

Os programas de recompensa de fidelidade podem impulsionar os seus esforços de marketing e vendas porque não se concentram apenas nos clientes que já visitaram os seus restaurantes. Se os incentivos forem personalizados e eficazes, pode atrair novos clientes.

5. Marketing por e-mail

O marketing por email é uma forma viável e de baixo custo de atrair clientes locais e aumentar a receita do seu negócio. As campanhas e boletins informativos por e-mail do restaurante permitem que alcance clientes novos e leais.

O marketing por e-mail oferece aos restaurantes a oportunidade não apenas de informar os seus clientes sobre as promoções atuais que realizam, mas também é uma ferramenta de branding. Pode se diferenciar de outros restaurantes se a sua mensagem for bem elaborada e relevante.

A personalização é uma tendência importante que já existe há alguns anos. Uma sugestão é garantir que segmente o seu público e crie a mensagem com base nas necessidades e expectativas do usuário.

Outro aspeto em que o seu restaurante deve se concentrar é a construção de uma lista de e-mail marketing que pode usar para estimular leads, aumentar as vendas e aumentar o tráfego. Lembre-se do seu ROI ao selecionar marketing por email como parte do seu plano de estratégia de marketing.

6. Mensagens Push

O marketing de notificação push é uma das estratégias de publicidade que os restaurantes podem usar para impulsionar as vendas e aumentar o envolvimento do cliente. Como funciona a notificação push?

Mensagens curtas podem ser enviadas diretamente de um aplicativo de software para um utilizador via aplicativo móvel ou navegador da web. Os restaurantes devem usar mensagens push como estratégia de marketing?

Com certeza, pois permite que eles alcancem diretamente um cliente em qualquer lugar e a qualquer hora. Por exemplo, pode implementar notificações push para promover ofertas especiais ou alertar os seus clientes sobre um novo menu.

Qualquer informação que seja de conteúdo relevante ou notícia de última hora pode ser entregue como uma notificação. Personalização e segmentação ajudarão a interagir com os seus clientes e fornecer o melhor retorno sobre o investimento. O conteúdo adaptado aos seus interesses e que não contém spam geralmente obtém as melhores taxas de engajamento.

7. Alcance multicanal

Não importa o tipo de negócio que tenha, o marketing multicanal pode ajudar a maximizar as oportunidades e gerar novas receitas. A ideia é implementar uma estratégia única em vários canais ou plataformas, como eventos promocionais, anúncios impressos ou e-mail.

Os estrategistas de marketing de restaurantes devem utilizar o marketing multicanal como uma excelente oportunidade para interagir com clientes potenciais e leais. Alguns dos benefícios do alcance multicanal estão relacionados ao conhecimento da marca, envolvimento do cliente, vários pontos de contacto, bem como mensagens de marca consistentes.

Os comerciantes de restaurantes devem estar cientes da complexidade criada pelo marketing multicanal. Mesmo que esteja a alcançar mais clientes em várias plataformas, certifique-se de que a sua equipa e os seus objetivos estejam constantemente alinhados.

Tempo e recursos são necessários para construir com sucesso uma estratégia de restaurante de marketing multicanal. Considere o uso de ferramentas ou um software para mantê-lo no caminho certo.

8. SEO local

Muitas empresas lutam para se classificar cada vez mais no SERP e capitalizar o espaço digital disponível usando publicidade paga ou não paga.

Segundo o MOZ , 90% das compras são feitas numa loja física e uma quantidade impressionante de 80% do rendimento disponível em Portugal é gasto num raio de 20 quilómetros de casa. Muitos restaurantes sabem como se promover a nível nacional.

Não importa o tamanho do seu restaurante, uma ferramenta essencial na sua estratégia de marketing do restaurante deve ser o SEO local. Alcançar os seus clientes num nível granular oferece a melhor oportunidade de personalização.

Os principais restaurantes estão focados em nível global ou nacional e não se concentram em detalhes locais, deixando uma lacuna no mercado e uma oportunidade inexplorada para os negócios locais.

Por exemplo, vamos supor que um cliente digite o seguinte no Google: ‘restaurantes perto de mim’. O seu negócio aparecerá no SERP na primeira página?

Se a sua resposta for não, deve investigar como conquistar a localização dos resultados da pesquisa. Se a sua resposta for sim, há mais algo que possa fazer para que esses clientes o encontrem com mais facilidade e eles têm todos os detalhes que deseja que vejam?

Certifique-se de entender quem são os seus clientes como dados demográficos, pontos problemáticos e hábitos de consumo. Entenda a sua intenção e certifique-se de estar preparado para cada etapa da jornada do cliente. Esses são apenas alguns dos aspetos que deve considerar ao trabalhar para melhorar as suas classificações locais.

9. Design de site funcional

Se você tem um web designer ou programador em sua equipe ou se usa construtores de sites, não importa a rota que você escolha com base em seus conhecimentos técnicos e recursos, existem alguns pontos-chave que você deve ter em mente sobre o seu site.

Deve se certificar de que o seu cliente está totalmente satisfeito e que as suas necessidades são atendidas no momento em que pisam no seu restaurante. Tocamos na importância de ser visível no SERP e nas redes sociais. O que acontece quando um cliente clica no seu anúncio ou clica num link que forneceu?

É fundamental que o seu site seja funcional para todos os utilizadores que decidirem visitá-lo, sejam eles clientes recorrentes ou novos.

Ao selecionar o menu ou ao enviar a comida, os chefs querem ter certeza de que os seus clientes adoram o que veem nos seus pratos. De maneira semelhante, o seu site deve atender aos padrões da indústria e compartilhar a história da sua marca.

Um site eficaz e orientado a conversões cativará os seus clientes e os determinará a experimentar o seu serviço. Aqui estão algumas dicas importantes para o site do seu restaurante:

  • O seu site deve contar uma história. O que tenta transmitir aos seus clientes? Certifique-se de que a mensagem seja fácil de localizar e legível. Mantenha simples!
  • Compatível com ADA – certifique-se de que o seu site seja otimizado para utilizadores com deficiências que afetam a sua audição, visão ou capacidade física.
  • Imagens vibrantes vinculadas a contas de rede social.
  • Conteúdo interativo – por exemplo, tenha um gráfico no seu site que permite aos utilizadores construir o seu menu.
  • O seu menu deve ser fácil de encontrar e ler, independentemente do dispositivo que o utilizador estiver a usar.
  • Informações vitais são exibidas, como informações de contacto e facilmente acessíveis.

10. Marketing de reputação online

Monitorizar a reputação do seu negócio na internet não deve faltar no plano de marketing do seu restaurante.

A reputação online tem um impacto direto em como o cliente percebe a sua empresa quando o encontra online. As avaliações online contam tanto quanto as recomendações pessoais.

O marketing de reputação é mais que gerir conteúdo numa série de plataformas online. O seu restaurante deve saber como gerir avaliações negativas de negócios. Também deve incentivar os clientes a interagir com a sua marca e deixar comentários para que outros clientes vejam. Além disso, gerir a sua reputação afeta como você se destaca da concorrência e melhora o envolvimento do cliente.

Uma ideia de marketing seria avaliar atualmente a sua reputação online e decidir o que quer que ela seja.

11. Marketing da Comunidade Local

O marketing da comunidade local pode ser um divisor de águas para os seus esforços de marketing. O marketing baseado em localização é mais que SEO local. Otimizar o seu site, o tráfego orgânico e a publicidade paga podem ajudar a aumentar a consciencialização em regiões localizadas. Além de adicionar palavras-chave locais, pode interagir com os locais nos seus canais de redes sociais, preferidos.

Visar comunidades locais e criar um espaço onde os seus utilizadores possam se conectar com você no Twitter ou Facebook ou qualquer outra plataforma, permite que prove que fornece um excelente serviço ao cliente ou pode simplesmente ser um início de conversa.

Se estiver interessado em obter depoimentos, é mais fácil obter avaliações locais do que chegar aos clientes em nível nacional. Além disso, os anúncios localizados tendem a ter um ROI mais alto porque tendem a “falar o idioma local”.

12. Pagamento por clique

Existem dois tipos diferentes de tráfego: tráfego pago e tráfego orgânico. O pagamento por clique é um modelo de publicidade que direciona o tráfego para sites. Assim que um utilizador clica no anúncio, o anunciante paga uma certa quantia a um editor. O PPC provou ser extremamente eficaz, mas pode custar caro se o responsável pela sua campanha não estiver familiarizado com esse tipo de anúncio.

O PPC ajuda na visibilidade online e permite que o seu negócio seja colocado no topo do mecanismo de busca escolhido. Quando um utilizador pesquisa a palavra-chave na qual fez um lance, a plataforma determina qual anunciante oferece o lance mais alto e, em seguida, exibe o anúncio de acordo.

Certifique-se de otimizar as suas páginas de destino, usar estratégias de remarketing e incluir palavras-chave baseadas em localização. Uma campanha PPC eficaz pode atrair mais clientes e melhorar a sua visibilidade. A maioria dos utilizadores inicia a sua pesquisa num mecanismo de pesquisa e se concentra apenas nas primeiras páginas. Uma campanha PPC pode ser uma ideia eficaz de marketing de restaurante se for implementada e otimizada corretamente.

13. Branding

Outra ideia eficaz de marketing de restaurante é focar nos esforços de branding. Todos os anos, certifique-se de que os valores da sua empresa se alinham aos seus objetivos de negócios. O seu restaurante é focado em produtos vegans ou talvez queira promover jantares finos?

Quaisquer que sejam seus valores essenciais, eles serão a base da sua estratégia de marca. Saber quais são seus valores ajuda o seu restaurante a identificar o público certo e, em seguida, direcioná-lo de forma eficaz com base nas suas necessidades reais.

Após avaliar quem é como empresa e ter um perfil de cliente claro, é mais fácil se posicionar no mercado e começar a personalizar experiências personalizadas para cada um dos seus clientes.

14. Menu de Marketing

Como parte das suas ideias de marketing para restaurantes, otimizou o seu site e trabalhou para envolver os seus clientes em vários canais de média.

Segundo o OpenTable , 93% das pessoas veem os menus online antes de jantar fora. Otimizar o menu é uma das ideias de marketing mais importantes para um restaurante.

Usar seu cardápio como ferramenta de marketing permite que sua empresa forneça aos clientes uma das informações mais importantes, como o que eles podem comer em seu restaurante.

Um cardápio de restaurante digital dá visibilidade em todos os seus canais de marketing e traz isso à frente do seu público-alvo. Como dica, certifique-se de que as informações fornecidas no menu sejam precisas, atualizadas e de fácil acesso, inclusive para utilizadores com deficiência.

15. Entrega online

Foto de the blowup

As gerações mais jovens e mais velhas estão cada vez mais acostumadas a pedir a sua comida usando um aplicativo no seu telefone ou acedendo ao site do seu restaurante favorito e pedindo a sua comida com apenas alguns cliques.

A entrega de comida online é uma tendência e para que o seu negócio acompanhe os tempos e a concorrência, os seus clientes devem ter a oportunidade de encomendar a sua comida de várias formas.

Se o seu restaurante tem presença online, um sistema de entrega online pode aumentar a sua receita e transformar alguns clientes em clientes recorrentes. Os aplicativos de pedidos online devem envolver o cliente constantemente e devem ser fáceis de usar. Os utilizadores que instalaram o seu aplicativo ou tentam fazer o pedido a partir do seu menu tem a intenção de compra mais alta.

16. Ofertas e promoções

Em seu aplicativo de pedidos online, você pode oferecer ofertas ou descontos atraentes. Você pode se perguntar se é necessário ter ofertas e promoções. A resposta é sim. Esses truques para atrair novos clientes ou trazer de volta clientes fiéis não são novos.

No entanto, se você não está aproveitando totalmente os benefícios que esses programas podem trazer para o seu negócio, você deve adicionar isso às suas idéias de marketing de restaurante, especialmente na época das festas. Shakeshack oferecia guloseimas para cães em todas as refeições. Essa ideia de marketing conversou com seus clientes em um nível emocional.

Quando você deve usar ofertas e promoções? Existem muitos cenários em que a oferta de negócios pode impulsionar suas vendas. Por exemplo, se você está tentando competir com um determinado restaurante ou quando sabe que seu restaurante não está tão lotado. Você pode fazer um almoço especial ou criar uma campanha viral nas redes sociais para promover a sua comunidade local.

As promoções podem aumentar as suas vendas, conquistar novos clientes e, em simultâneo, criar urgência.

17. Ingredientes locais

Usar ingredientes locais e produtos frescos não apenas apoia a comunidade local, mas também atrai novos clientes. Essa estratégia pode impulsionar sua reputação e a comunidade.

Marcas conscientes se concentram em investir na comunidade e no impacto de seus produtos e serviços em seus clientes. Os restaurantes podem se tornar líderes em sua comunidade e devem investir no desenvolvimento de uma estratégia de branding consciente.

18. Marketing baseado em plantas

A dieta baseada em planos é um tema quente. Diversas grandes redes oferecem refeições baseadas em planos para satisfazer as necessidades de clientes vegans ou vegetarianos. Alimentos à base de plantas são um mercado de milhões.

Os clientes procuram alternativas para a carne e outros produtos cárneos. Os restaurantes devem aproveitar essa tendência e oferecer um prato à base de vegetais ou uma variedade deles.

O marketing baseado em plantas pode ser usado como uma ferramenta de aquisição e uma estratégia de branding. Se os seus objetivos de negócios alinham-se com essa escolha consciente, partilhe as suas refeições à base de plantas nas redes sociais ou entre em contacto com bloggers que são seguidos nas redes sociais por seu público-alvo.

19. Parcerias com serviços de entrega

Uber Eats, Takeaway.com e Glovo são apenas alguns exemplos dos maiores serviços de entrega que existem.

Algumas cadeias fizeram parceria com grandes players do setor de serviços de entrega. A ideia valeu a pena para eles, já que 7% do total das vendas é atribuído a essas parcerias. Os proprietários de restaurantes de pequeno ou médio porte podem aproveitar as vantagens, desde que as taxas de comissão sejam mantidas sob controlo.

20. Marketing de conteúdo – comece um blog de comida

Foto de Roman Kraft

Outra forma disponível e económica de se envolver com a sua comunidade e clientes é através de um blog de comida.

Os restaurantes podem incluir atualizações, notícias ou qualquer tipo de conteúdo que gostaria de compartilhar com o mundo. O blog deve conter qualquer tipo de informação que possa ser relevante para os seus clientes. O marketing de conteúdo pode ajudar na busca orgânica e pode ser uma forma alternativa de enviar mensagens da sua marca ao seu público-alvo.

Resumo das ideias de marketing para restaurantes

Há uma variedade de ideias de marketing para restaurantes que podem aumentar as suas vendas e atrair novos clientes. Após rever os seus valores essenciais e construir o seu perfil de cliente, certifique-se de explorar quais esforços de marketing funcionam melhor para você no curto e no longo prazo.

Antes de implementar qualquer estratégia de marketing, os seus objetivos e resultados esperados devem ser claramente declarados. Otimizar e relatar cada esforço de marketing será a chave para entender o que funciona e o que não funciona no seu restaurante.

  • Contrate um fotógrafo profissional ou invista num software de edição de fotos como Photoshop ou Gimp.
  • Certifique-se de informações vitais, como nome da empresa e número de telefone, na parte superior do seu site. Otimize a sua listagem de empresas do Google.
  • Interaja com os seus clientes na plataforma de rede social da sua escolha, como Facebook, Twitter ou TikTok.
  • Trabalhe num programa leal para clientes recorrentes. Por exemplo, dê um aperitivo grátis após três visitas consecutivas ao seu restaurante.
  • Crie uma campanha de email marketing para informar os seus clientes sobre algumas novidades interessantes sobre o menu ou um novo programa de fidelidade.
  • Configure a notificação push do Google que permite que uma notificação seja enviada a um dispositivo móvel. Certifique-se de não enviar spam ao utilizador e que o conteúdo que estará a partilhar é relevante e se enquadra no interesse dele.
  • Crie uma campanha e compartilhe esse conteúdo não apenas no Facebook ou Twitter, mas também em quaisquer canais de marketing disponíveis do seu interesse. Por exemplo, configure uma promoção de Natal e notifique os seus clientes nas redes sociais e também por e-mail.
  • Melhore o seu SEO local. Verifique os seus metadados, títulos e manchetes e melhore as suas páginas de destino.
  • Reformule o seu site e certifique-se de que é compatível com ADA.
  • Verifique as suas avaliações do Yelp e responda aos comentários negativos e positivos dos seus clientes.
  • Use o marketing geo-direcionado para que os clientes locais encontrem você no Google. Configure uma conta de anúncios e anuncie o seu negócio localmente.
  • Contrate um especialista em PPC ou configure a sua própria conta do Google Ads e comece a dar lances em palavras-chave do seu interesse. Isso permitirá que os seus anúncios sejam exibidos no SERP quando um cliente estiver a procurar por uma determinada palavra-chave.
  • Defina os seus objetivos de negócios, as suas mensagens e o seu público-alvo. Crie uma experiência personalizada para cada um dos seus clientes. Por exemplo, vamos supor que deseja mais clientes da Geração Z. Se esse tipo de cliente entrar no seu Facebook, esse conteúdo despertará o interesse deles?
  • Otimize o seu menu e verifique se ele está disponível em qualquer dispositivo, incluindo celular.
  • Oferece opções de entrega online rápidas, confiáveis ​​e fáceis de usar.
  • Ofereça cupões e descontos para atrair clientes novos e antigos.
  • Obtenha os seus ingredientes de fornecedores e fazendas locais. Publique no Facebook ou escreva num blog sobre como os seus ingredientes são frescos e, porque eles são importantes para serem locais.
  • Inclua um prato à base de plantas no seu menu e promova-o aos seus clientes.
  • Faça parceria com um serviço de entrega de terceiros, como Uber Eats.
  • Comece o seu próprio blog e deixe os seus clientes saberem sobre o seu item favorito no menu ou partilhe algumas dicas sobre a cozinha. Torne-o divertido e interativo.

Se precisar de ajuda para implementar o seu plano de marketing ou se estiver a lutar para descobrir qual deve ser sua próxima etapa, estamos aqui para ajudar! Nós fornecemos assistência, não importa se está no início da sua jornada de marketing ou se procura serviços avançados de consultoria de marketing para comercializar o seu restaurante. Solicite mais informações ou entre em contacto connosco pelo telefone (+351) 961-575-660 .

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